domingo, 24 de janeiro de 2016

ionica standfor

sexto ano - English Pier dnFn5arK 

7A -5QF57zAn

7B - JKFnPQYa

8A - jXFAXrQ2

8B - meFA5QqV

8C zmFjgMwM

9A bqFNxbWq

9 B dnFnzGdG

6 A XmFrqz8d

6 B aqFpnmw6


Pier Paolo

Este é o seu endereço de e-mail para acessar o Google Meet, ele existe para que você possa utilizar alguns recursos especiais, como, por exemplo, gravar e disponibilizar aulas gravadas para suas turmas.

Este ambiente existe para agendarconferireditarexcluir e dar início às suas Aulas Virtuais.

aula inaugural  21 21 2022

BNCC e sua importância na educação - e seu impacto como um todo. Qual objetivo? 

"Base Nacional" - proporcionar oportunidades iguais para todas as crianças. Equidade. Experiências Austrália, Chile. É só base não é currículo. Processo passou por três versões escritas. Fruto da democracia.

No ensino de inglês. Como deve ser feito o ensino?

O trabalho de ensino da rede privada trabalhava na pauta de mercado internacional. Descolado com coisas feitas no mercado público em relação à metodologias sobre a língua inglesa. Estavam distintas. A BNCC traz 3 conceitos p balizar todo o ensino de inglês:  primeiro conceito - desvincular o inglês da noção de território ou de dono pois é falado mais por quem não tem como lingua mater do que contrário. a cada 3 2 não são nativo. Abandona o termo inglês como lingua estrangeira "se sou brasileiro mas falo inglês ela não é estrangeira para mim" passando a ser chamada de lingua adicional.

segundo conceito - chamaremos de lingua franca, de contato de negociação. uma nova forma de olhar o ensino. Novos conceitos que irão abalar os padrões Cambridge. A noção de correto e desejável e desafiado inclusive os níveis de proficiência. 

Exemplo uma pessoa que se comunica em jogos interativos pala web de modo a alcançar níveis acima do esperado é um proficiente no inglês apesar de estar em um nivel intermediário na escola de idiomas.

dentro da definição dos "can do's " dentro dos Sefferem que são medida internacional de proficiencia, e padrões internacionais estaria no 'struggling' .
alinhamento de expectativas.

terceiro conceito - conceito de multiletramentos. - títulos de FTD - Our languages 
muita idéias - parte da idéia conviver com as diferenças de liguas. 
Nós não nos comunicamos apenas pela lnguagem verbal e sim com outras linguagens.
hoje não pode haver o ensino apenas da lingua verbal inglês.
digressão - testemunhos.
exemplo 
dificuldade de alunos com o letramento visual.
como funciona o direcionamento do olhar nas pistas visuais e não as verbais.
inclusive letramento digital.

eu como professor preciso antecipar no planejamento como auxiliar no letramento visual.

BNCC e sua importância na educação - e seu impacto no material didatico 
muito impactos principalmente no mercado privado . Uma discussão que ja vinha acontecendo no ensino público.
Trazer a lingua franca para o ensino abala muitas crenças do professor de escola regular. Muitos questionamento. ex. "Vale tudo agora?" BNCC é uma base - currículos serão definidos em cada realidade.
qual é o posicionamento?
nos materiais opta-se por uma padronização - inglês americano, ortografia, escolhas lexicais. segue-se para dar coerência ao material.
há momentos em que tem "vozes" de outros países.
Accents não só regionais mas de grupos urbanos distintos ou de etnias distintas.
na quebrada linguagem de quebrada
os dois jeitos são legítimos sim. outros impactos para docentes e discentes a BNCC traz:

lingua franca abre a possibilidade para muitas outras vozes torna-se imperativo o uso de textos autênticos saindo do ensino tradicional comunicativo de inglês que é gradativo com muito cuidado e aos poucos .
no texto autêntico aplica-se a teoria da complexidade ou a teoria do caos. desafio grande ao aluno e ao professor. ensino de estratégias ao aluno. na leitura não é entender tudo mais pilulas de vida real ao aluno. Encarar com tranquilidade um texto ciente que não irá entender tudo. mas cumprir o que foi solicitado.
isso mexe nas crenças desse docente. mudar a forma na sala de aula.
acolhimento , incertezas e dúvidas. A BNCC especificamente ao ensino da lingua inglesa norteia os anos finais do fundamental
qual importancia de iniciar este trabalho já com os pequenos?
29:03 - discutir em relação ao preconceitos de sotaques. ao fazer negócios em inglês cada qual com seu sotaque inglês  chinês - árabe - neo zelandês - australiano.
"falares" diferentes - será proficiente com todos que falam inglês.
e como a BNCC está presente no Standfor evolution?
desde contemplar as 10 competências básicas perspassam em todas as matérias.
tem habilidades específicas para o inglês - perceber o inglês como lingua franca - tirar o eucentrismo do material - vários ingleses de vários lugares - multiletramentos - textos autênticos - novas abordagens pedagógicas 
ao professor
teoria do caos - ensinamento de vida - vai chacoalhar uma crenças - precise repensar práticas. 
New London Group - Fernanda Liberato - Antonieta Megali 
aprender é fundamental - rever repensar.

Rota de Aprendizagem Formação Evolution 2022 Newcomers 

Essa é a sua rota de aprendizagem para a Formação Evolution 2022. Ela foi desenvolvida para ajudá-lo(a) a percorrer cada aula do curso. A formação é composta por módulos com aulas assíncronas (videoaulas) e síncronas (fóruns de discussão). Após assistir a cada videoaula, você terá a opção de se aprofundar no assunto acessando os conteúdos extras sugeridos. Não esqueça de fazer a tarefa ao final de cada aula, elas são autocorrigíveis e te ajudarão na consolidação do conteúdo da formação. 

Tutorial 
O tutorial será o seu primeiro contato com a plataforma e te ajudará a navegar pela formação com mais facilidade. Recomendamos que você siga a sequência dos módulos e das aulas. Ela foi pensada dessa forma para que você compreenda como funciona o programa StandFor Evolution. 


Aula Inaugural 
O tema da aula inaugural, A importância da BNCC na Educação, nos convida a refletir sobre a base curricular e seu impacto no material didático de inglês, no planejamento das aulas, no dia a dia professor e do aluno em sala de aula. 

Módulo 1 - A Educação Bilíngue 
Este módulo tem como foco os conceitos sobre a Educação Bilíngue e como ela vem sendo aplicada no Brasil através dos seguintes temas: O aluno bilíngue, As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue, Programa de Carga Horária Estendida, BNCC E CEFR. 

No módulo 1, iremos refletir sobre como ocorre o ensino bilíngue no Brasil e quais regulamentações regem essa prática. Além disso, falaremos sobre como o aluno bilíngue aprende, quais as vantagens existentes num programa de carga horária estendida e estudar um pouco sobre os preceitos de Translanguaging de Ofelia Garcia.
O aluno bilíngue a definição não é tão simples assim

bilinguismo é um fenomeno multicultural e passaram a considerar 6 dimensões
slide 13 saber quando usar como usar e se é apropriado usar

nós devemos temos que preparar cidadãos para o mundo tem certo dominio de uma lingua adicional sabendo usar quando e como.
1) Bilinguismo na visão de Harmer & Blanc é um fenômeno multidimensional que não pode ser definido apenas como a capacidade de se falar duas línguas perfeitamente.

2) As 6 dimensões de bilinguismo para Harmer & Blanc levam em consideração entre outros critérios a competência linguística das línguas, a idade de aquisição das línguas, a organização cognitiva e o local onde a língua foi aprendida.

3) De acordo com Ofélia Garcia formar alunos bilíngues é a única maneira de se educar no século XXI.

4) Quanto aos benefícios de se formar indivíduos bilíngues podemos afirmar que: indivíduos bilíngues se adaptam mais facilmente as mudanças, são mais criativos, são mais questionadores e tomam melhores decisões, além de ter um melhor desenvolvimento da coordenação motora.

multilanguaging em 2001 Colin Baker renomeou o termo Trausieto do Galês Sand Willians processor de coonstruir sentido modulando experiencias e ganhar entendimento e conhecimento atraves do uso de 2 linguas em 2009 Ofélia é o ato realizado por bilingues de acessar diferentes características linguisticas ou varias formas do que é descrito como linguas autonomas afim de maximizar o potencial comunicativo usar todo o repertorio linguistico relacionando com o idioma que esta sendo aprendido e transmitir a mensagem na target language - ajudar o aluno a construir sentido dentro da TL
code switching - trocar o idioma que eu estou utilizando não envolve estratégia pedagógica  
as vezes necessário de traduzir
sanar uma situação
evitar o "ruído" misconceptions necessário falar em português algo ao inves de fazer de tudo e surge um mal entendido
mente bilingue é vista como um sistema holístico
português ou todo para construir suas habilidades academicas
transita nos idiomas que conhece usar as duas linguas é importante mas precisa estar bem contextualizada e co um propósito bem claro uma das estratégias pedagógicas
for instance - aula sobre a salada de frutas
T - task fruit salad at home take pictures and send audio with fruit names "goiaba" não tinha sido trabalhada em aula mas ele falou esmo assim
translanguaging  usado para suprir a lacuna linguistica  
ensino eficazenvolve encontrar maneiras de ajudarem os alunos a utilizarem todo o seu repertorio linguistico para aprender um novo idioma - incentivar os alunos a resgatarem o que já sabem em L1 e relacionar com o L2 para assim transmitirem a mensagem desejada na lingua objeto
exemplo com alunos nono ano falar sobre global warming falar sobre este assunto em inglês
pesquisarem em portugues e depois tentarem em inglês
embora os alunos precisem de uma instrução sólida e prolongada em inglês para adquirir o inglês o uso estratégico da L1 pode acelerar a aquisição do inglês e sua compreensão e inserido dentro de um projeto por exemplo um projeto de CLIL. America English
wrap up wrap up. verb. wrapped up; wrapping up; wraps up. Definition of wrap up (Entry 2 of 2) transitive verb. 1 : summarize, sum up. 2 a : to bring to a usually successful conclusion. b : cinch, sew up has the nomination wrapped up. Synonyms & Antonyms Example Sentences Learn More about wrap-up.

wrap up - resumo
suprimir um ruído em português
24 jan
extended hours program
ensino de uma lingua  tornem-se bilíngues sem interferir no currículo nacional.
de forma integrada ao curriculo na BNCC +horas +interação +experiência
sem prejuízo a carga dispensada aos outros componentes curriculares    
é flexível e se adapta às necessidades em termos de aulas a serem acrescidas
mínimo 3 oferecida a todos os alunos mesmo contraturno
fly high 5 aulas semanais programa bilíngue mas não é uma escola bilíngue pois são ministradas em protuguês. práticas e recursos levando a uma maior fluência
atividades CLIL
Fernando quadro comparativo
internacional - 
ESL English as a second language - Countries L1 English and target language
EFL English as a foreign language - ensino onde L1 is not English
exposição maior para o aluno
carga horária extendida consegue-se reproduzir neste contexto
sala de aula adaptada - criar um momento
teacher Miss Mister criar um ambiente promovendo oportunidades internacionais
intercambio em sala de aula
capaz de interagir com o mundo e nao internalizar a lingua e suas estruturas apenas
focado na questão de 
objeto - idioma a lingua além do objeto comunicação espontanea e fluente

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue
até setembro de 2020 a escola de educação bilíngue de lingua de prestígio não era considerado
com a nova homologação das novas diretrizes as linguas de prestigio passaram as ser consideradas bilingue
escola internacional difere da bilíngue - escola bilingue é a L1 mas uma outra
escola segue o calendário do país de origem
linguas de instrução - 2 linguas
infantil
fundamental e médio
mínimo e máximo 
cumprir o disposto na BNCC - avaliação vriteriosa
precisa garantir - 6ano nivel A2 CEFR
                            9ano nivel B1 aluno independente
                            EM nivel B2
até 2022 os currículos devem estar adaptadas
atestada pelo Marco comum europeu isto em todas as matérias que o professor ministrar
cinthia
sujeito bilíngue

BNCC + CEFR

documento normativo que define os direitos e objetivos da aprendizagem e desenvolvimento em escolas de educação básica públicas e privadas em todo o Brasil
respeitando o seus segmentos os alunos terão acesso ao mesmo tipo de informação
conjunto de referências para elaboração curricular da escola
as dez competências podem ser agrupadas em 4 pilares da educação
lingua franca é definido como idioma de contato que um grupo de falantes multilingues desenvolve ou elegem intencionalmente para que todos consigam se comunicar pelo mundo


Módulo 2 - A aula Evolution 
O módulo 2 apresentará os pilares pedagógicos que norteiam o Evolution. Neste módulo você poderá se aprofundar nos seguintes temas: O Professor Facilitador & O Aluno Protagonista, 21st Century Skills, Taxonomia de Bloom e CLIL (Content Language Based Learning). 

O módulo 2 apresentará os pilares pedagógicos que norteiam o Programa Stand For Evolution através de vídeoaulas com nossos Consultores Evolution. Assim como os professores durante o ano de 2020 na pandemia, gravamos nossos vídeos em casa e estávamos sujeitos a interrupções de barulhos, crianças, o vizinho que fez obras durante a gravação e o carro do ovo que passou na rua. Desde já, contamos com sua empatia e compreensão! :) Você poderá assistir quaisquer um dos temas na ordem de sua preferência, mas é importante que você assista todas as vídeoaulas propostas. Não deixe de anotar suas dúvidas para os Fóruns.
Amanda cunha consultora pedagogica
Professor Facilitador x Aluno Protagonista
importante planejar - saber conteúdo saber vocabulário - preparado situações adversas - monitora tempo de aula todas as etapas necessárias - possa ser exposto tempo de praticar - produzir algo 
interações - como auxiliar - palco  responsabilidade - aluno participar  ambiente adequado
respeito entre pares - escuta afetiva - não sentir exposto - facilitator Bloom's Taxonomy
muitas ferramentas  -- nativo digital
trabalhar com CLIL
PBL - 21st century skills
como que ofereço formas desenvolver - além yes/no questions
preciso me valer dos recursos digitais da melhor forma possível
utilização do idioma. - usar o aluno aquilo que ele pode em inglês e não tudo que ele sabe em português
melhor aceitar o pouco que pode produzir em inglês do que assumir o português
aprendizdo de fato aconteça - monitorando eu saberei
preciso oferecer o modelo para eles. pela participação
etapas da aula - estão promovendo o engajamento do aluno Evidence of language
estamos trilhando trablaho como facilitador e ele como protagonista
crio oportunidades
formas de utilização
protagonista
mostro qual o caminho
valorizo e respeito a produção deles
ambiente de respeito
preparo minha aula pelos alunos
fernando magnoli

21st Century Skills
comparativo entre nossa escola e a escola do sáculo 20
pelos caminhos da web - capacidades diferentes
literacy = letramento ou literatura
sentido colaborativo - precisam - rotina de trabalho - grupos de trabalho -lider mediador pesquisador agregador - tarefeiro - ilustrador - variedade de papéis
resolução de problemas de forma juntas - diferentes inteligencias dentro de sala
letramento digital - como eles expressam - telares - tecnologia ressignificar aquele conteudo como no ponto de vista delel aquilo e relevante
ensino de inglês - 3 coisas contexto - evitar e promover
contexto essencial - integrado 3 demonstrar - aplicar e expressar pontos de vistas e ideias
evitar - memorizar sem intenção de utilizar - sala de aula intenção clara
tarefa baseada em tradução - sem significância meaningless
atividades que façam alusão à vida desses alunos. aplicar à vida deles.
pensar absorver e rpoduzir - investigar um problema
PBL - project based learning
paralelo ao estudo do 21st skills
trazer oportunidades diferentes de desenvolver tanto lingua quanto digital literacy 
não significa que iremos deixar generos textuais e speaking writing reading
como ligaremos estes exercicios atraves destas competências
eles vem desafios de forma diferente - muito mais importante ligar o conteudo da sala doque somente a ser utilizado em sala de aula.
4 Cs - que podem acontecer dentro das aulas do evolution
melhorar repertório - communicaion
collaboration - importante e promove cada um agir como pode deixar tranquilo para participar
critical thinking
creativity
conteudo de diversas áreas
communication - mensagem verbal ou não verbal - mior parte é não verbal que ajuda a entender umcontexto verbalizado
hora extendida - é melhorar a comunicação do aluno falando mais inglês em sala ele poderá mais em inglês. ferramenta e modelo 
trazer as questões de follow-up - follow-up questions after the target language.
exemplo : what is this?
o aluno tem sempre como promover e trazer conteúdo para dentro das aulas
jamboard - criar murais
critical thinking - wh questions para entender um texto
perguntas inusitadas - opinativas - raciocício crítico
exemplo livro e perguntas sobre textos - se vc pudesse dar um conselho
qual presente de natal você daria ?
quem seria o melhor par?
todos memes,danças, redes sociais
para esta atividade por você ser mais recatado e a gente vai ter que adivinhar que voê é a partir de umcolega que fala quem é você

CLIL - Os Princípios
CONTENT AND LANGUGE INTEGRATED LEARNING
que fala quem é você 
ENSINO DE IDIOMA E DE CONTEUDO DE FORMA INTEGRADA TRAZER PARTES DE OUTRAS DISCIPLINAS PARA MINISTRAR EM INGLÊS PARA finalidade seja aquisição da lingua e do conteudo apresentado
video de CLIL
language led - como trabalha utilizar comabordagem que vaiaumentar a exposição do conteudo autentico de outrasdisciplina para potencializar resultados da lingua inglesa
soft modular uma materias será ministrada em inglês
hard clil
ideia metade das disciplinas devem ser ministradas em inglês
qual impacto? - os alunos que vão às escolas aproximar o conteudo de outra disciplina em inglês
traz contextualização - um tema atraves de aprender de forma global a lnguagem será funcional
Clil é lexical do que gramatical - essa abordagem permite que os tipos de alunos possam aprender 
pre-set - pre requisitos
what's your name - usou communication e não uou CLIL - CLIL vai mais alem
por mais que tenha aula estruturada será orgãnica vai depender da resposta do aluno
inglês é o meio de instrução
falam "o Aluno" como se fosse aula particular
isso deve fluir e ser aprofundado
cultura - uma cultura de outra lingua deve aprender também e como interfere
FOSTER - adotar
cognição vai amarrar os pilares - desafiado
perguntas de follow up perguntas que desafiem este aluno  para que pense criticamente que ele aprofunde esse conteúdo para que ele consiga melhorar o seu repertório.
promover atividades que não são pautadas na estrutura da lingua e sim pautada encima do conteúdo
apredner a segunda lingua vira uma consequência desta abordagem
trabalho com CLIL ele é diferenciado
lingua adquirida pela exposição diária
fazer uma pesquisa para procurar aprender uma palavra para conseguir a se expressar
ele se ensinou e buscou o próprio conhecimento pois vivenciou aquele conteúdo
bloom's taxonomy
amanda cunha consultoa pedagógica ftd educação
havia uma progressão em desenvolvimento de habilidades necessárias para aquisição de um determinado conhecimento
como podemos identificar as fases de desenvolvimento que este jovem se encontra?
like por exemplo - como usar a favor do aprendizado
identificar em que parte ele está eu consigo qual momento posso desafiar
analisar - fell like - 
sinteses - consigo colocar os elementos adicioanr as partes para formar o todo
abordagem lexica - guided discovery - 
evaluate - como vou avaliar
higher order thinking skills levar o aluno a chegar no HOTS - na tentativa de pensamento crítico mais complexo de ordem superiores
create -aluno protagonista - ter o floor - 
exemplo
R -cake ---Understand - eu sei que tem vários tipos de bolo - apply - aplicar para escolher o meu
analyse - ingredients - evaluate - a forma para ver o resultado  - create 
queremos não que ele entenda apenas - mas que depois ele tenha certeza e invente receitas
levar o aluno além encorajar a dar o passo a mais para  a fluencia que ele deseja
saboreie o bolo
clarification
clarity - professor facilitador
indicar onde ele está e possa organizar
planejar entregar aulas apropriadas
pensar numa forma de assessment - alcançar
estejam alinhados com os nossos learnings objectives
quando e como desafiar - assessar e oferecer suporte
 

Módulo 3 - Da teoria à prática
No módulo 3 você verá como todos os conceitos e pilares pedagógicos são aplicados com o pack Evolution, vamos falar sobre: O perfil do aluno & estilos de aprendizagem, Habilidades receptivas & produtivas, Material Didático, Planejando uma aula Evolution, Plataforma e recursos digitais. M

Esse módulo foi criado para, após refletirmos sobre os pilares pedagógicos, diretrizes, formas de avaliação e o que é um aluno bilingue, visualizarmos quais ferramentas temos disponíveis dentro do programa Evolution e como planejar nossas aulas.

very young learners - 2 - 7 Brazil - alfabetização 5 - 6 anos
1 e 2 FI - não tem habilidade escrita L1
costume
kaas
·
chuwm
coordenação motora fina ainda não 
young learners 8 - 10 anos estao Fund 3 - 5 FI estão alfabetizados na L1 - ler e escrever
ela nao aprende a lngua ...ela adquire uma lingua - infancia o aprendizado énatural
dos 2 aos 13 anos - LAD - Chomsky
ensinar conteudos que são relevantes  - animais toys family parties - 
função social transmitir a experiência - foco no uso da lingua - objetivos - gosta
descrever o animal - focar na função - os envolveu - propiciar dentro de sala inputs - não é necessário os detalhes compreender a ideia geral visual aids
inputs compreensíveis flash cards infograph TPR - total physical response
- video lex - scaffolding- claras Realia - maça de verdade 

evo22234 PP1234
https://youtu.be/cQHQ9DOtiIE
https://youtu.be/jjKKUWSSHAE
https://youtu.be/92RHB50O7-I?list=PLadLy7D73_kjmyGA3_78L5ypftYURivup&t=16
https://youtu.be/92RHB50O7-I
https://youtu.be/3Pk6lNoUzUM       agenda

lesson planning
aim - crucial completar a frase by the end of this class my Ss will be able to..
timing  student centered not teacher centered
pilar pedagógico - professor facilitador - aluno protagonista
lebrar da mudança de carteira pois enfileirado não é produtivo
ensino híbrido usar recursos online
pensar com antecedencia  materias para In advance trazer para aula em questão
Planejamento e Plano De Aula - Ensino Fundamental Anos Finais
ensino híbrido usar recursos online
criar o próprio planejamento de acordo com a metodologia da escola para você cumprir
plmnto A B e C
intercalando o syllabus de outros módulos
free class - ensaio
objetivo comunicativo claro
ciclo proposto David Marsh can dos statements Elicit - always TTT - teacher talking time
feedbacks dos professores
 time - favorecer que isto aconteça - sempre trabalhem de forma colaborativa -discutindo a opinião deles com os colegas 
uma aula pode haver mais de um ciclo 
time is up - monitora os trabalhos
www.timeronline.com.br
tomar nota tanto do lado positivo qto negativo dos Ss
ciclos de cada tarefa - lead in - warm up
lesson c os modulos
Planejamento e Plano De Aula - Ensino Médio
lesson c os modulos
plmnto - 
semanario -
amanda cunha e fernando
dentro da tarefa proposta eu preciso oferecer um modelo
que página? que que eu tenho de fazer? TTT
preciso dar um tempo
aplicar esse RATIONALE
o professor com aulas dinâmicas e o aluno com aulas variadas
reader - beyond
Complete a frase: Ao planejar uma aula, professores facilitadores precisam considerar os seguintes elementos (A-H) que são descritos por (1-8)



A) Aim 

B) Skill 

C) Time 

D) Stage 

E) Activity description 

F) Interaction 

G) Material 

H) What if? 



1. S - S 

2. Listening class 

3. By the end of this class my students will be able to recognize the colors 

4. The game was planned to be played in pairs. In case there is an odd number of students, we will have a trio. 

5. Scanning 

6. Board, flashcards, colored pencils, student’s book and class audio. 

7. 10 minutes 

8. Open your books to page 4 (help them with gestures. Monitor if all the students are in the correct page. 

Show Pandy and play show and point. Say T-shirt and ask the students to point to the T-shirt. Listen and paint with the correct color. Do the first one with them as model.



.receptive skills message comprehension
productive skills message production
my favourite color is...
I like ....
What is pendy's favourite color?

listening for Gist - : the general or basic meaning of something said or written : the main points —usually + of The gist of her argument was that the law was unfair. I didn't read the whole article, but I got the gist of it.
 The substance or general meaning of a speech or text. ‘The minutiae of meetings remains private, but the general gist is that it was a problem and it has been addressed.’ ‘The general gist of the plots are all protagonists love and lose out.’ ‘I can remember the general gist of them, but nothing specific.’
Chinese whisper- telefone sem fio
pintar as cores da roupa do Pendy
Productive
TPR -
stand up - pintar yellow

Habilidades Receptivas - Ensino Fundamental Anos Iniciais & Ensino Médio

intensive reading -critical thinking - desenvolve todas - discussão traz muitos benefícios
livro didático - reading passage - more difficult - 
extensive  pelo prazer de ler - para escrita - não se desenvolve sem modelo

livro do professor pág 29
L1 graded - + facil
enticing 1. Pleasing to the eye or mind: attractive, bewitching, enchanting, engaging, fascinating, fetching, glamorous, lovely,... 2. Tending to seduce:
enticing
[inˈtīsiNG, enˈtīsiNG]
ADJETIVO
attractive or tempting; alluring.
"an enticing prospect"
várias perguntas curiosas - citation - prediction
"Let's break it down" - or during --- ler 3 vezes ---- trabalho de pronúncia
avaliação formativa - perguntas com um livro
pre - while - post
before - during - after
elicitation - predict
during -pontuar
lead in - falar do que?
tem carnaval? Tem são João
facilitador
transfer - ler para outras skills
alterar o final da história
exercise  - match vocabulary by elimination
audio British - permitam que comparem as respostas
ouvir - general comprehension
if I could Afford it ...
view chat
reading out loud - ler em voz alta
let's break it down
keyword ler 3 vezes  - 1  e depois ouça e leia  -possa conectar - trabalho de pronúncia
after reading - assessment -  me conta o que aprendeu - fazer o que interessa - falar umaque conte se aproveitaram - estruturada com toda a aula
transfer - ler para falar - ler para ouvir ler para escrever
bom assessment - 
para listening - foco importantissimo - prepará-los - você lembra? quando que vc foi? Saber o que ja sabem...
checar se tem vocabulário novo - Match by elimination - 
ouvir audio - preparar o audio - resume o que haverá depois - wedding
 teach I teach - mostro a pergunta antes - Whose family are they talking about? British accent
groom - noivo - bride -noiva 
sempre comparem as respostas - primeiro para mapear
ouvir novamente respostas mias específicas It was Hector Wasn't it?
tudo isso falar sobre alguma coisa I would choose...
choices and ...and...
If I could afford it , I would choose...
warm up não necessariamente relacionado com o tópico
lead in divertido  e curto - relacionado com o topico 
reading out loud
IR x ER -
productive skills finais ensino médio
produção outcome speaking or writing
speaking - personalização make them for you
concorda? não concorda?
baseado nessa sentença escreva você quem escreve bem gosta de ler
sempre ofereça um modelo - 

importante oferecer mdelos - 
para a fala também 
Im learning French but I 'm also studying...
dens of learning - 
linguagem que nos vai levar a target language
concorda nao concorda
escrita
Puns and Dens of learning - 

A Tool for Self Directed Learning - PUNS & DENS

https://www.bradfordvts.co.uk/wp-content/onli… · Arquivo DOC · Exibição da web

Already the RCGP has acknowledged the potential of PUNs and DENs as a possible method of recertification and educationalists across the country are developing PUNs and DENs

os alunos devem produzir colagem maquete comics
introduzir dar um motivo 2 coisas que você faz normalmente - olhar outros exemplos
testo ensino - testo novamente - vamos pensar que se a prático é algo essencial - como vou oferecer um tema - controlled practice - semi-controlled -freer practice - I'm learning English but I like to study Spanish
wrap - up (resumo) -Take away (importante) sempreque for identificar o objetivo comunicativo - focar no uso e naona forma TPR - total physical Response - muitas aulas no dia - TTT
o cerebro assimila até 7 novos itens - vocabulario novo - estrutura familiar - não posso 2 coisas ao mesmo tempo - 7 + ou - 2 - foco essencial
functions and chunks - eu dou uso Can I come in? come on in
food for thought
something that should be thought about or considered carefully The unexpected test results have given us food for thought. “Food for thought.”
CLIL
21st century skills  critical thinking
Assessment                                                             Productive skills
Student as a protagonist - make it true for you
PBL - problem based learning

Educação Infantil - PP - 5 aulas semanais - Apresentação do Material, Componentes e Tour de Unidade

reading out loud - ler em voz alta
handbook  manual
memoria curta conteudo ciclico e muita revisao
gamification
ensino medio
adriana pellegrino
first impression
tragam mais exemplos deste conteudo que esta sendo abordado
assessment
process writing praticar e depois produzir o teacher tem que se 




Ensino Médio - 5 aulas semanais - Apresentação do Material, Componentes e Tour de Unidade
booklet
eliciting feito pelo first impression
trabalha muito comautonomia e competencias do seculo 21
durante toda unidade o teacher vem estimulando para isso
make use of it
Project Based Learning
De acordo com 2 fontes
Project Based Learning (PBL) is a teaching method in which students learn by actively engaging in real-world and personally meaningful projects. In Project Based Learning, teachers make learning come alive for students.
As aulas Evolution são baseadas em 5 pilares: CLIL, PBL, STEAM, 21st Century Skills e Student as a Protagonist, que serão os fios condutores do seu trabalho no decorrer do ano de 2021. Mesmo em modelo remoto ou híbrido, tais conceitos devem sempre fazer parte do nosso planejamento, pois visam o desenvolvimento integral do aluno no uso da língua e não apenas em sua formaDe acordo com Ofélia Garcia, formar alunos bilíngues é a única maneira de se educar no século XXI. Hoje desde muito cedo o indivíduo está em contato com uma complexa rede de comunicação, é exposto a diferentes línguas e culturas. Sendo assim, estamos
Nós educadores temos a missão de preparar cidadãos para o mundo. Formar alunos bilíngues, alunos que tem certo domínio de uma língua adicional, sabendo como, quando, onde usá-la, respeitando as divergências e questões culturais é a nossa contribuição. 

Para podermos realizar esta missão, é necessário: Ligue a frase (1,2,3) ao seu complemento (A, B, C1.Refletir sobre o que é ser bilíngue. 

2.Estar familiarizado com os tipos de bilinguismo. 

3.Pontuar os benefícios em formar alunos bilíngues. 

A) Existem muitos benefícios em se aprender uma segunda língua. Um indivíduo bilíngue se adapta mais facilmente as diferenças, é mais criativo. Indivíduos bilíngues são mais questionadores e tomam melhores decisões. 

B) Heye defende que um indivíduo bilíngue é aquele que tem certo conhecimento da L2 e consciência de como, quando e onde usá-la.  Para Harmer & Blanc, bilinguismo é um fenômeno multidimensional que não pode ser definido apenas como a capacidade de se falar duas línguas perfeitamente. 

C) Existem diferentes tipos de bilinguismo, Harmer & Blanc levam em consideração pelo menos 6 dimensões, critérios como a competência linguística das línguas, a idade de aquisição das línguas, a organização cognitiva e o local onde a língua foi aprendida, entre outros.  
Lesson Planning
O plano de aula deve estar de acordo com o seu objetivo, pois ele é o seu “GPS” para definir a rota correta da sua aula. 

 De acordo com a habilidade trabalhada algumas etapas devem estar presentes em uma sequência que ofereça aos alunos todos os recursos necessários para alcançarem o objetivo proposto.  

Pensando em uma aula de habilidades receptivas com foco em compreensão escrita, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta das etapas. ) 
























Fórum de discussão
Os fóruns de discussão são momentos síncronos para que você tenha a oportunidade de refletir sobre o que foi visto durante as vídeoaulas com um tutor Evolution. Os fóruns serão oferecidos em três horários diferentes, para que você possa participar de acordo com a sua disponibilidade.

Evidências do Aprendizado 
Tarefa final para consolidação do conteúdo. Com ela você poderá tangibilizar o quanto absorveu do conteúdo estudado na formação e quais são os pontos que você precisará se aprofundar. Através dessa tarefa o seu consultor Evolution também poderá se preparar melhor para ajudá-lo durante as observações de aulas na sua escola.

Certificado 
Ao concluir a Formação Docente Evolution você receberá seu certificado de conclusão de curso como forma de reconhecimento por todo seu empenho durante a formação. 

Mural Interativo Evolution 
Durante o seu curso você terá acesso a um mural interativo para poder compartilhar suas reflexões e dúvidas com os outros professores que também estão participando da formação. O link de acesso estará na sua sala de aula da formação dentro da plataforma Iônica.

Calendário Formação Evolution 
Ciclo 3 de 21/01 a 03/02 (aulas assíncronas) Fórum de discussão - 02/02 (momento síncrono) Horário do fórum - 10:00, 15:00 & 19:00 (link na Iônica) Evidências do aprendizado - até 03/02

 https://www.youtube.com/watch?v=oOOexF328es&feature=youtu.be bate papo de especialistas

 







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial